31 outubro, 2012

Gente do Trecho.

Foto daqui ó: http://dicas.guiamais.com.br/2012/07/30/viagem-a-um-clique/ 

Há dois anos e um pouquinho comecei uma experiência única e das mais enriquecedoras na minha vida. Fui trabalhar na construção civil em uma obra numa refinaria do interior de São Paulo. Projeto com data de início e término, arrisquei viver e gostei. Lembro-me que logo no início vieram me dizer que eu tinha virado “gente do trecho”... Achei curiosa a expressão, e soube que “trecheiro” é aquela pessoa que se dedica a viver no trecho de obra, de um canto a outro, enquanto durar o projeto, se mudando de mala e cuia para a obra estiver.

Nessa experiência eu conheci gente de todo o tipo, e de muitas índoles, como em todo lugar. Vou falar das pessoas que cativaram o meu coração. Pessoas destemidas, determinadas, que tem fé na força do trabalho para mudar o rumo do país através de dedicação inteira à obra. Pessoas que deixam a sua raiz guardada num lugar para onde vão aos finais de semana de folga de campo e feriados prolongados... Pessoas cuja simplicidade nos dá uma lição a cada dia. Pessoas cujas bagagens cabem em poucas malas, e algumas dela vivem com toda a bagagem no carro porque cada hora está num lugar.

E por viverem assim essas pessoas são solidárias demais. Estabelecem vínculos de confiança rapidamente. Como geralmente estão longe da família, criam com os colegas de trecho a família do dia a dia, e aí se encontram, se apoiam, riem, cozinham juntos, bebem juntos e algumas vezes, choram de saudade juntos também.

São pessoas entregues a esse ambiente, abertos ao que a vida dá de oportunidade. Vivem ali de corpo e alma. E por vezes, encontra nesse ambiente a alma gêmea que esperavam. Nesses poucos dois anos de trecho eu vi 3 casamentos e mais algumas uniões que tenho quase certeza que sairão casório lá na frente.

Pessoas valentes, doces, corajosas, flexíveis, que dão o seu tempo, a sua inteligência e o seu suor ao trabalho, e que enchem os olhos de brilho quando vê o equipamento montado, o pipe rack avançado, a obra tomando forma... Que estufa o peito de orgulho quando a empresa é reconhecida no mercado, e sabe que a sua dedicação com paixão foi o que fez a empresa chegar lá.

O que mais me chamou atenção nessas pessoas foi a fé. Sim, a fé de que sempre há um jeito; a fé na constância da rotina, a fé no projeto, a fé no amor, e a fé na vida.

Eu não sou trecheira. Me falta a flexibilidade necessária. Tenho raízes fortes demais que me puxaram esses dois anos de volta para o meu lugar, estou deixando minha vida de trecheira e voltando para São Paulo, satisfeita e feliz.

Feliz por muitas razões.
  • Feliz por ter aprendido tanta coisa nova, por conhecer um mundo que eu sequer poderia imaginar que existia.
  • Feliz por agregar novos conhecimentos e expertises.
  • Feliz por ter conhecido inimigos que me mostraram tanto de meus defeitos e aos quais agradeço por me ensinarem que posso ser uma pessoa melhor.
  • Feliz por ter partilhado meus dias com pessoas tão bacanas, especiais e excepcionais.
  • Feliz por ganhar amigos e irmãos que eu levarei para a vida toda.
  • Feliz por conhecer de perto aquela “gente que faz”, todo dia, motivado por um sonho, pela crença no resultado do trabalho, que chora quando cai e de forma surpreendente – na mesma rapidez – se levanta e toca em frente.

Hoje olho esse mundo de forma diferente: vejo na estrada, na ponte, no combustível, na infraestrutura desse país muito mais que concreto, aço e equipamentos... vejo o suor e tempo do trabalho de pessoas dedicadas a fazer desse país um lugar melhor.

Agora eu sei de que tipo de gente esse Brasil que prospera é feito! Minha homenagem a vocês, trecheiros, pela sua paixão.

E meu sincero agradecimento por esses dias tão bacanas.

3 comentários:

edudao disse...

Muito bonito texto Ana.
Grande abraço.

iriagisely disse...

Ana que lição de vida hein?
parabéns vc sempre me surpreende de maneiras positivas e negativas mas esta ainda esta em aberto... é so vc abrir um espaço na sua agenda e vir nos visitar. O Tom ja fez um ano e o niver dele é neste sábado. Se tiver um tempo me ligue. bj gosto muito de vc. gi

Camyla Cristian disse...

Sábias palavras!!! Obrigada pela singela homenagem a todos nós "trecheiros". Sucessos sempre. Grande abraço.